top of page

O Espinhento de Blenda Bortolini

  • Marcelo Candido Madeira
  • 2 de out. de 2015
  • 2 min de leitura

O Bullying nas escolas não é coisa nova. No filme Pink Floyd - The Wall de 1979, o protagonista, quando criança, era alvo das chacotas dos outros alunos por escrever poemas. Até o professor o ridicularizava ao levantar seus rascunhos no meio da sala, dizendo: "Poems, everybody, poems". A cena me marcou muito, e eu, de pronto me indentifiquei com o personagem Mr. Floyd.


Mas hoje, chacotas, zombarias, trotes, violência e humilhação tem um nome esbelto e pomposo: Bullying.

Acho ótimo que o tabu seja quebrado, que se fale sobre o assunto, porém, não acho que seja salutar ao debate atribuir a prática do bullying como um fenômeno novo, oriundo da geração video game e internet. Por isso, quando mais se falar sobre o tema, melhor.


A escritora Blenda Bortolini aborda o tema de forma singela e mesmo poética, no livro infantil "O Espinhento", ilustrado por Wagner Luiz Prado. A trama se desenrola a partir do drama vivido por um porco-espinho com dificuldades de aceitação entre os outros animais da floresta por conta de seus espinhos em todo o corpo. Estabelece-se aí um diálogo, então, emocionante, entre o porco-espinho e uma velha e sábia árvore.


Blenda Bortolini nos traz a reflexão sobre a difícil arte do relacionamento e sobre como aceitar as diferenças e como lidar com as rejeições e o bullying diários. A obra é um convite para consideramos o valor da verdadeira amizade e a importância da autoestima e do autoconhecimento.


"O Espinhento" é um ótimo livro para se trabalhar em salas de aula, promover debates entre as crianças e criar atividades sobre o tema.


E que cada vez mais crianças tenham a autoestima suficiente para erguer seus rascunhos na sala de aula e gritar: Poems, everybody, Poems.


Clique AQUI e visite a página de Blenda Bertolini


Comments


 O Autor 

 

 

Sagitariano, publicitário, escritor músico, alfabetizador, assistente social e Mestre Reiki . 

  • SoundCloud - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
Textos recentes

 © 2015 por Ocandura.

   ASPROPRIASCUSTAS

  • Facebook - Black Circle
  • SoundCloud - Black Circle
bottom of page